Confira os melhores momentos da festa que exaltou a cultura das regiões brasileiras na escola.
Tradicionalmente, a comemoração junina de CE3U & CEK aborda, além das características típicas das regiões brasileiras, a cultura dos povos que colonizaram a cidade de Petrópolis, RJ.
Além das danças, a festa contou com as tradicionais brincadeiras da pescaria, das argolas e ainda, com um cardápio recheado da gastronomia regional. A mania colecionável da escola foi novamente colocada em jogo e os participantes das brincadeiras ganharam um pacote de figurinhas pela sua vitória.
Excepcionalmente em 2017, como de costume, a escola deu voz a uma demanda trazida pelo Representante de Turma do 5º Ano, Miguel Jorge Tomaz, e enfatizou a proposta caipira na comemoração. Mesmo assim, a Festa Tradicional não deixou de lado a sua abordagem multicultural e manteve a temática característica do evento que engloba os diversos costumes que formam a nação brasileira.
A Festa Tradicional junina contou com atrações divertidas como as tradicionais brincadeiras do evento e com as comidas típicas da época. A mania colecionável da escola foi novamente colocada em jogo e os vencedores das brincadeiras ganharam um pacote de figurinhas do álbum de figurinhas da escola; o touro mecânico foi idealizado para crianças e adultos se divertirem na mesma proporção. Entre a apresentação dos segmentos escolares, as famílias dos estudantes fizeram juntas uma grande quadrilha, a dança mais tradicional dos festejos juninos brasileiros.
Na Educação Infantil, cada período da Casa Escola Três Ursinhos teve contato com a tradição caipira e junina brasileira, os alunos apresentaram danças tradicionais da festa que se originou em Portugal. No Ensino Fundamental, todos os anos do Centro Educacional Krimberg exploraram a cultura folclórica das regiões brasileiras e apresentaram suas danças características como o Sertanejo, Tchê Music, Caipira, Carimbó e Sertanejo Universitário.